Coisas que você deve saber sobre computadores
16/11/2009 18:44
Por: Marcos Monteiro – marcos.gmonteiro@hotmail.com
Bom, primeiramente eu gostaria de explicitar o porquê de eu estar fazendo um “tutorial” sobre este assunto. Não sou formado em nenhum tipo de curso sobre Internet ou computadores, mas tenho anseio em fazer algum. Gosto muito da parte “digital” da eletrônica, por isso tenho alguma afinidade.
No meu dia-a-dia vejo muitas pessoas sofrendo porque seus computadores não funcionam direito ou algum trabalho não dá certo porque uma falta de conhecimento sobre computador atrapalhou.
Deste modo resolvi fazer uma lista detalhada sobre o que é importante ter no computador (pelo menos o que eu acho importante) e também saber sobre.
Importante ressaltar que eu não irei fazer indicação de nenhum link de software, pois, hoje em dia é complicado obter links 100% confiáveis.
Primeiramente, vamos falar da parte funcional do computador.
Hoje em dia muitas pessoas apenas “compram” o computador e não sabem bem o que estão levando para seus lares. A seguir uma lista dos componentes mais avaliados num computador:
Processador - Considerado o cérebro do computador, o processador tem como função executar todas as ações que o PC (Personal Computer ok? – Computador Pessoal) necessitar e que você quiser. Os melhores processadores do mercado são fabricados por duas empresas cujos nomes são: Intel Inside™ e AMD. Para avaliar um processador é necessário saber a capacidade em “GHz”, ou seja, quantas “letras” ele lê por segundo. Hoje em dia existem os processadores com mais de um “core” (núcleo), o que sugere que multipliquemos a capacidade de tal processador.
Ex: Intel Dual Core 2.00 Ghz – Se ele é Dual é porque ele possui 2 núcleos de 2.00GHz, ou seja, 4.00Ghz de processamento.
Memória RAM – Podemos dizer que a RAM é o que “faz aparecer” na tela do computador. É complicado explicar como ela funciona, mas basicamente necessitamos dela para abrir alguns programas e deixá-los em funcionamento. Logo, é necessário bastante M. RAM para abrirmos programas pesados. Hoje em dia, muitos sistemas operacionais pedem uma quantidade X de RAM, o que pode confundir o consumidor com o quanto ele deve ter.
Ex: Você compra um PC com Windows XP. O XP necessita de 128MB RAM para funcionar, mas esta quantidade é apenas para rodar ele, ou seja, não sobrará quase nada para outros aplicativos. Portanto é importante possuir mais que o dobro da quantidade mínima para rodar o sistema operacional.
Porém, não exagere na quantidade. No caso do Windows XP, ele reconhece apenas de 3 a 4 GB de RAM, então colocar 5GB já não é vantagem, uma vez que ele irá ler apenas 4GB.
Placa Mãe – Onde todos os componentes do computador se encaixam e se ligam. É difícil falar qual placa mãe é melhor, mas com certeza você saberá, pois, cada processador possui uma afinidade maior com determinadas placas mãe, nisso, um processador bom necessitará de uma placa mãe boa.
HD – Hard Disk - Onde todas as informações ficam armazenadas. Os arquivos e programas ficam todos armazenados ali de forma a serem acessados com rapidez. É importante verificar qual a leitura do HD para não ter problemas de “PC lento” depois. Basicamente, um HD bom é aquele que dura muito, mas também que tenha boa capacidade de guardar dados. Um HD com bom funcionamento seria um com entrada SATA, que possui maior transmissão de dados.
Placa de vídeo – Os modelos de PCs mais simples possuem as chamadas placas de vídeo “onboard”, ou seja, integradas a placa mãe (de fábrica). Ela é necessária basicamente para aperfeiçoar o rendimento gráfico do seu computador. Tecnicamente, placas de vídeo foram desenvolvidas para jogos mais desenvolvidos e desenvolvimento de imagens e vídeos (ou algo relacionado).
Mídias e acessórias – As mídias podem ser encaradas como: Leitor/Gravador de CD/DVD/Blue-Ray (este é muito novo e raro), Leitor de Cartão de Memória de Celular/Câmera Fotográfica, Entradas USB para comportar Pen Drives (uma espécie de mini-HD), Entrada de HD-Externo.
Os acessórios mais utilizados são: HeadPhone, uma espécie de fone com microfone acoplado; Caixas de Som específicas para Computador; WebCam, uma espécie de câmera do computador, utilizada geralmente em conversas instantâneas com áudio/vídeo.
Outros –
- Podemos citar outros equipamentos: mouse, teclado, impressora, scanner, modem – roteador, microfone, alto-falantes, medidor de temperatura (embutido na CPU), leitor de disquete (quem tem isso hoje em dia?), etc.
Agora irei falar sobre o que você vê ali na telinha do computador, sim, no monitor!
Podemos considerar esta parte do artigo como “Coisas que você deve saber sobre softwares”
Começando por softwares essenciais no computador, irei citar também alguns que são ótimos para quem gosta de um PC atualizado:
Sistema Operacional – O SO (sistema operacional) é fundamental para que todo o hardware citado anteriormente seja iniciado com sincronia, além de estabilizar os comandos e oferecer a interface que o usuário utiliza. Com o tempo os SO estão se tornando mais complexos e mais eficientes, oferecendo a simplicidade da interface, onde com apenas alguns cliques você pode fazer o que alguém fazia com dezenas de linhas digitadas anos atrás.
Os SO que mais se destacam no mercado são produzidos pelas empresas Microsoft e Apple. É complicado estabelecer qual é indicado para este ano, porque as atualizações são constantes.
O chamado Linux, também um SO, possui código-fonte aberto a qualquer usuário e por isso possui milhares de versões não-oficiais. Gratuito, porém, por ser de fácil modificação é colocado em dúvida quanto a confiabilidade, afinal, se der “pau”, com quem você vai reclamar?
Antivírus – Creio que estes programas são fundamentais para qualquer tipo de usuário de computador. Uns oito anos atrás pouca gente tinha um antivírus bom, porque as maneiras como os vírus se propagavam era por mídia removível, como CD e disquete.
Agora, com a Internet, ter um antivírus se tornou uma obrigação.
Recomendo alguns antivírus como:
Avast! Pro – gratuito para testar;
Norton Antivírus – gratuito para testar;
Kaspersky – gratuito para testar – considerado o melhor do mundo por muitos;
Panda Antivírus – gratuito para testar.
Percebeu que nenhum destes antivírus é grátis? Pois é. Os chamados “gratuitos” não cumprem metade do que um pago faz. É importante estar sempre atualizado, por isto, na instalação de um antivírus, sempre execute a atualização do banco de dados dele, para estar mais protegido das ameaças.
Navegadores – Está aí um programa que para quem gosta de Internet, não pode deixar de existir. Com ele você navega por toda a rede de computadores – Internet.
Segundo uma avaliação feita pelo site Baixaki, o melhor navegador existente é o Mozilla Firefox, porém podemos citar os famosos: Internet Explorer (Microsoft), Google Chrome (Google) e Safari (Apple). Importante ressaltar que os navegadores em sua maioria são programas gratuitos, de fácil acesso.
Fonte: AMOROSO, Danilo. “Qual o melhor navegador? O Baixaki fez a análise!”. Disponível em: https://www.baixaki.com.br/info/1915-qual-o-melhor-navegador-o-baixaki-fez-a-analise-.htm. Acesso em: 30 abr. 2009.
Pacote de documentos - Muitas pessoas usam o computador para fazer inúmeros trabalhos, tanto para escola e faculdade como para trabalho. O mais conhecido neste ramo é o pacote de programas Microsoft Office. Mas há uma tendência de se usar editores de texto e planilhas com o próprio navegador, como é o caso do Google Docs, que além de oferecer um serviço gratuito, não requer instalação física.
Outra tendência é publicação de arquivos na Internet, como no meu caso, eu estou fazendo este artigo pra você, leitor, ficar informado. Existem dois sites bem interessantes: Scribd e Protagonize. No primeiro, você pode converter seus documentos de qualquer formato para o chamado iPaper (formato universal elaborado na Europa) e postá-lo para qualquer pessoa ver.
- Comentando a respeito do Microsoft Office. Muita gente que usa o Windows XP está acostumada ao bom e velho Office 2003, porém a Microsoft mudou o formato de seus arquivos com o passar dos anos.
Com o lançamento do Office 2007, os arquivos que eram do Microsoft Word 2003, de extensão “.doc” se tornaram “.docx” no 2007, e o que acontece muitas vezes é que algumas pessoas possuem o Office 2007 e salvam seus arquivos em “.docx”, e o mais “legal” é que o Office 2003 não possui suporte ao 2007, por isso não lê o documento.
É importante estar sempre atento ao tipo de arquivo e ao software utilizado. Estar atualizado é um pré-requisito para o sucesso.
Entretenimentos – Creio que todas as pessoas que possuem um computador escutam música em parte do tempo de uso do mesmo. Deste modo, surgiu a necessidade dos “players”. O famoso Windows Media Player não é o único no mercado.
Comparando os players, fico na seguinte posição:
- Windows Media Player – Cumpre a função de tocar áudio e vídeo com perfeição e possui visual adaptado para o sistema utilizado (no caso do Windows Vista, ele é “moderno”). Digamos que para se ter este player é necessário Windows Original;
- Real Player – Excelente igual o WMPlayer, porém ele carrega um pouco mais o sistema, por ser mais “completo” e com um design mais elaborado. Existem versões pagas deste Player, porém é caso de acesso a conteúdo exclusivos da Real e outros utilitários;
- Winamp – Prático, funcional, ótimo para computadores com pouca memória;
- Media Player Classic – Versão antiga do Windows Media Player, porém atualizada. Combinado com pacotes de plug-ins é considerado o melhor player.
É claro que, para um computador com pouca memória, os melhores players são Winamp e Media Player Classic. Consomem menos processos e memória RAM.
O WMPlayer e o Real Player são considerados players para pessoas que possuem um computador mais potente ou simplesmente ouvem música operando outros processos leves para o computador.
Explicando: Plug-ins são adaptações e atualizações para qualquer tipo de programa, porém para os players costuma-se dizer Codecs. Com a atualização constante dos formatos de áudio e vídeo é necessário atualizar não só o player, mas os codecs nos quais ele trabalha. Um pacote bem conhecido é o DivX.
Chega a ser essencial para pessoas que assistem vídeos em diversos formatos.
Além do Player, existem os mensageiros instantâneos. Anos atrás muita gente tinha o ICQ, hoje em dia chega a ser bizarro você não possuir o MSN. Basta criar uma conta de e-mail nos sites MSN, Hotmail ou Live, que você já tem acesso ao mensageiro instantâneo da MSN.
Design – Um computador não basta ser “potente” ou atualizado. É necessário ser agradável, tanto por fora como por dentro (gabinete e tela do monitor).
Os gabinetes mais conhecidos são da marca Alienware. Além de serem modernos no aspecto visual, oferecem importantes recursos para computadores potentes, como entradas de ar com maior abertura (para resfriamento do equipamento da CPU) e localização de entradas de Pen Drives, microfones e fones de ouvidos, na parte frontal, facilitando o uso.
Os monitores variam muito de gosto, mas os mais bonitos com certeza são os LCD. Existem várias empresas no ramo dos monitores e televisores, que lançam mensalmente ou semestralmente uma linha de monitores e TVs. A decisão de escolher o mais bonito fica na mão do consumidor.
No quesito design da área de trabalho do computador, as empresas desenvolvedoras dos sistemas operacionais já oferecem alguns temas, que digamos são um tanto “básicos”.
No caso da Microsoft, desenvolvedora do Windows, os temas produzidos para Windows Vista™ são modernos e dinâmicos. Porém, para Windows XP, por ser um tanto antigo, não possui um visual tão moderno. Para isto, usuários deste sistema operacional desenvolveram os chamados “Skins” (no caso, isto existe para qualquer programa, porém cada um possui sua particularidade).
Os mais conhecidos Skins para Windows XP são pacotes que o deixam parecendo o Vista, mudando apenas o visual e não a versão do sistema operacional.
Daqui um tempo eu posto o "Coisas que você deve saber sobre Internet", que afinal de contas, é uma parte essencial deste post.
—————